quarta-feira, 21 de abril de 2010

Dia 21 de Abril, TIRADENTES!


É a história de um povo, a história de um país é a história de seus heróis e das epopeias que eles levaram o povo a realizar. E hoje nós comemoramos, o dia, de um grande herói brasileiro, Tiradentes, esta data coincidem em uma só, tão importantes para o Brasil. Importante, porque um país se faz, como dizia Monteiro Lobato, de livros e homens.
O herói Tiradentes é uma figura e uma estrela que fulgura no céu da história brasileira de maneira quase solitária pela sua grandeza. Não quer dizer que tenhamos tido um único herói. Tivemos outros mas nenhum, pela maneira como deu a vida, pela razão pela qual lutou, tem a grandeza do grande Tiradentes, o Joaquim José da Silva Xavier, que nasceu em 1746 e que dedicou a sua vida, além de procurar conhecer o Brasil com diversas profissões e viagens, à luta que todos consideravam impossível, de fazer do Brasil um país independente da metrópole portuguesa.
É interessante como as coisas, ao se realizarem, parecem simples, quase que automáticas, inevitáveis que tenham acontecido. Mas pensar, no século XVIII, que seria possível o Brasil ser um país independente, e uma independência a partir da luta do próprio povo, pensar isso era um gesto de loucura positiva, que a gente vê de vez em quando nos grandes heróis.
Vejam que mesmo quando, anos depois, décadas depois, a gente consegue a independência, não foi a independência pela qual Tiradentes desejava lutar. A independência de Tiradentes era a independência conquistada pelo povo, era a independência da escolha de um dirigente pelo povo, de um presidente da República. Nós levamos décadas e no fim tivemos de ter uma independência pura e simplesmente concedida pela metrópole, que chegou ao ponto de, ao invés de nos permitir eleger o nosso presidente, colocar como monarca o filho do monarca da metrópole. Em uma relação tão estreita entre metrópole e ex-colônia foi que o nosso primeiro Imperador terminou virando também rei de Portugal. Não era essa a luta que Tiradentes imaginava. A luta que ele imaginava tinha a loucura do tempo em que isso parecia impossível e tinha o sonho daquilo que nós levamos muito tempo para realizar, quando quase cem anos depois nós proclamamos a República.
Por isso hoje, 21 de abril, hoje nós comemoramos essa data é para lembrar o grande, o maior de todos os heróis brasileiros. Mas não só pelo sonho, não só pelo vislumbre de utopia e de independência, mas também pela maneira como dedicou sua vida e foi capaz de enfrentar a morte com toda a grandeza de um herói. E nisso, tirando alguns raros que nós temos na história do País, Tiradentes fica quase que isolado. Nós não temos muitos outros que tenham enfrentado uma luta correta e que tenham dado a vida por ela.
Tiradentes por isso é tão importante para esses jovens que eu vejo aqui em Governador Eugênio Barros, porque ele simboliza a luta correta de um país independente por um homem capaz de dar a sua vida por essa luta.

Obs: Em 21 de Abril de 1985, Tancredo de Almeida Neves seria o primeiro Presidente civil após o Golpe de 1964.

Aelson Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.