quarta-feira, 12 de maio de 2010

JORNAL O GLOBO (EDUCAÇÃO HOJE)

A MÍDIA DE HOJE EM UM DOS JORNAIS COLOCA EM GRANDE DESTAQUE, O FATO DE QUE ALGUNS ESTADOS DESVIARAM RECURSOS DA EDUCAÇÃO PARA OUTRAS PRIORIDADES. CREIO QUE A GENTE NÃO PODE DEIXAR PASSAR EM BRANCO UMA NOTÍCIA COMO ESSA. QUALQUER DESVIO DE DINHEIRO, QUALQUER UM, É UM CRIME GRAVE, MAS DESVIO DE DINHEIRO DA SAÚDE E DA EDUCAÇÃO PARA OUTRAS FINALIDADES É MAIS DO QUE UM CRIME; É UM CRIME HEDIONDO QUE FOI COMETIDO. E NÓS NÃO COSTUMAMOS OUVIR CRÍTICAS FORTES A ESSE TIPO DE FATO NEM PROPOSTAS DE COMO EVITAR ISSO.
É PRECISO EXPLICAR QUE ESSE DESVIO SE DÁ PORQUE O CHAMADO FUNDO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO DE BASE (FUNDEB), QUE É A CONTINUAÇÃO DO FUNDO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL (FUNDEF), QUANDO ERA APENAS ATÉ A OITAVA SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL SE BASEIA EM DINHEIRO DOS ESTADOS: É UM PROJETO DO GOVERNO FEDERAL, MAS NÃO É DINHEIRO DO GOVERNO FEDERAL NA MAIOR PARTE. ESSE DINHEIRO SAI DO GOVERNO ESTADUAL.
NA VERDADE, A GRANDE QUALIDADE DA LEI FEITA PELO GOVERNO FEDERAL É OBRIGAR OS GOVERNOS ESTADUAIS E MUNICIPAIS A COLOCAREM SEUS DINHEIROS NA EDUCAÇÃO. NESSE SENTIDO, FOI UM FATO E UM FEITO DO GOVERNO FEDERAL, MAS NÃO FOI UM ATO, DE FATO, DO GOVERNO FEDERAL, PORQUE ELE NÃO COLOCOU DINHEIRO NA QUANTIDADE QUE O FUNDEB TEM. SUA CONTRIBUIÇÃO É MENOR.
O DINHEIRO ESTÁ SENDO DESVIADO, PORQUE OS ESTADOS QUE, POR LEI FEDERAL, SÃO OBRIGADOS A DESTINAR DINHEIRO À EDUCAÇÃO E ESTÃO ALOCANDO ESSE DINHEIRO PARA OUTRAS FINALIDADES. ESSE É UM CRIME HEDIONDO, QUE A GENTE TEM DE DENUNCIAR E PROCURAR A CORREÇÃO E A PUNIÇÃO DOS RESPONSÁVEIS.
POR QUE APENAS 200 ESCOLAS, DAS 200 MIL, SÃO FEDERAIS? POR QUE NÃO PODEMOS FAZER COM QUE TODAS AS ESCOLAS TENHAM O PADRÃO DE UM COLÉGIO PARTICULAR? OU DAS ESCOLAS MILITARES? OU DOS COLÉGIOS DE APLICAÇÃO QUE EXISTEM NAS UNIVERSIDADES? OU DAS ESCOLAS TÉCNICAS FEDERAIS? POR QUE APENAS UMA PEQUENA MINORIA TEM DIREITO DE ACESSO A 100, 200 ESCOLAS, QUANDO NÓS TEMOS 200 MIL?
É ISTO QUE A GENTE TEM QUE ENTENDER: NÃO HÁ FUTURO PARA UM PAÍS QUE NÃO TOME POR BASE A ECONOMIA DO CONHECIMENTO, E A ECONOMIA DO CONHECIMENTO COMEÇA LÁ EMBAIXO COM A ESCOLA, COMEÇA LÁ EMBAIXO QUANDO AS CRIANÇAS, SERES PEQUENININHOS COMEÇAM A ENTENDER E TOMAR GOSTO PELO ESTUDO. ISSO A GENTE NÃO VAI CONSEGUIR MANTENDO A EDUCAÇÃO NAS MÃOS DOS POBRES PREFEITOS DESTE PAÍS, DOS POBRES GOVERNADORES DESTE PAÍS. ALÉM DISSO, SE MANTIVÉSSEMOS ISSO E SE ELES TIVESSEM O DINHEIRO, NÃO PODERÍAMOS DEIXAR QUE O FUTURO DAS CRIANÇAS ESTIVESSE AO SABOR DE CADA UM DOS 27 GOVERNADORES, AO SABOR DE CADA UM DOS 5.564 DIRIGENTES MUNICIPAIS. TEM QUE SER UMA VONTADE NACIONAL, TEM QUE SER UM DESEJO DE TODOS.
EU VIM AQUI EM FUNÇÃO DESSA DENÚNCIA QUE SAIU NO JORNAL O GLOBO, UMA MATÉRIA DO DEMÉTRIO WEBER, SOBRE DESVIO DE DINHEIRO DO FUNDEB, DESVIO COMETIDO ? PORQUE CRIME É COMETIDO ? POR GOVERNANTES E GESTORES MUNICIPAIS QUE ROUBAM DAS CRIANÇAS E DA ESCOLA, QUE ROUBAM DO FUTURO, PARA COLOCAR ESSE DINHEIRO EM OUTROS PROJETOS (PROJETOS DOS GOVERNANTES, PROJETOS DOS PREFEITOS E NÃO PROJETOS PARA O POVO QUE REALMENTE PRECISA).

AELSON BARROS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.