domingo, 23 de maio de 2010

Minhas Amigas e meus Amigos, Minha Gratidão


Minhas Amigas e meus Amigos, tive a felicidade e a ideía de abrir este Blog.
Devo às Minhas Amigas e meus Amigos a oportunidade de, mais uma vez, servir à nosso Municipio. A gratidão é a memória do coração. Agradeço o apoio e a ajuda, o respeito e a deferência com que me tratam. Esse relacionamento generoso facilitou e facilita a minha missão. Procuro cumprir a minha tarefa com a visão necessária ao prestígio das pessoas que aqui reside como eu também, nossa importância política no cenário Municipalista, nossa imagem e com a consciência moral dos nossos deveres.
Não quero fazer balanços. Melhor o julgamento e o testemunho dos meus ilustres Amigos. Voçês dirão sobre os meus acertos, erros e omissões.Todo o trabalho deste Blog é obra coletiva que se constrói pela mão de todos Nós Eugeniobarrense.
Todos sabem como é difícil administrar um Blog, composta de tão qualificados membros, todos portadores de ricas biografias das suas geografias humanas.
Participo há décadas de varios trabalhos de politicas publicas. Posso assegurar que poucas vezes presenciei debates de tanta qualidade, envolvendo temas e problemas da agenda municipalista. Foram e são momentos que enriquecem nossa história, quer pela qualidade, quer pelo exercício das virtudes políticas, que conduzem obstinadamente ao diálogo, à harmonia das lideranças e partidos, Nenhuma proposição de ideias deste Blog aqui chegou por Jovens e pessoas que nos acompanham não foi melhorada.
Faço um parêntese para cumprimentar os Líderes deste Blog, os 42 seguidores dentre eles, presidentes de sindicatos, Jovens e todos que contribuem de todos os modos, que são mais que seguidores, são amigos, que deram e dão um grande brilho aos assuntos que aqui ocorrem. Tudo é feito com equilíbrio e com grande espírito público.
O Blog, presidido por mim avançou, mais uma vez, na tarefa de modernização do municipio, com novos instrumentos de interação com a sociedade civil.
Com os meios de que já dispúnhamos e outros implantados, ingressamos numa etapa de melhoria de qualidade de nossas tarefas, produtos de comunicação e na transparência de nossa atividade, chegando a mais de Hum Mil, os acessos à nosso EMAIL dando notícias e ao centro de informação e atendimento à população. Novas etapas estão chegando, nossa tarefa é de tão bom nível que só é possível graças a ele.
Quero aqui também abrir um parêntese para agradecer a colaboração e a ajuda do Diretor-Geral do Jornal Pequeno Sr. Lorival e também agradecer àqueles que trabalharam mais perto de mim, na área de apoio. Aproveito o momento para fazer reflexões sobre alguns problemas e idéias com que há muito me preocupo e analiso.
Ao longo dos últimos anos, tenho assinalado os conflitos estruturais da forma de governo, o desequilíbrio de poderes, as dificuldades do Poder Judiciário, o papel do Ministério Público e os problemas de funcionamento do Poder Legislativo, a crise dos partidos e do sistema eleitoral. Praticamos um casuísmo talvez mais grave que o que promove vantagens pessoais, praticamos um casuísmo de Estado que envolve a natureza doutrinatária do sistema democrático.
A meu ver, o Estado do Maranhão e nosso Municipio de Governador Eugênio Barros caiu numa cilada de difícil solução: mais é impossível aprofundar a democracia e dar regularidade ao processo legislativo; sem elas, para atender os problemas urgentes e relevantes no dia-a-dia deste municipio, com uma economia globalizada, é impossível governar. A solução me parece clara: restringi-las a essas matérias e a calamidade pública. Darmos ao Poder Executivo a atribuição de exercer em plenitude o cotidiano da administração pública municipalista.
Urge, também, uma ideía de restruturar o serviço municipal como um todo, obrigando ao cumprimento de etapas de aprendizado e acabando com a superposição de atribuições que o tornam anárquico. A reforma política do nosso municipio é necessária e moralizadora. Cabe aos partidos políticos transformar um instrumento a serviço do bem coletivo, em alavancar para as mudanças e reformas e em moderador dos conflitos da sociedade democrática. Nenhuma dessas finalidades será efetivamente cumprida enquanto os partidos políticos não forem capazes de sintonizar o discurso com a ação.
Para construir partidos fortes e uma democracia de bem-estar social, urge termos coragem de assegurar estabilidade aos órgãos partidários, livrando-os de intervenções discricionárias motivadas por aliciamento partidário, exigindo tradição e militância para ser indicado. Precisamos fazer um esforço que tenha o objetivo de simplificar e tornar coerente o nosso municipio. Precisamos também encarar com vontade a consolidação, velho sonho que vem desde de quando era Jovem Liceista. Este é um desafio que precisará, ainda uma vez, de um esforço de colaboração entre as pessoas que querem mudanças já.
O Estado de Direito é o governo das leis e não dos homens. Que o Estado de Direito pode funcionar com a gigantesca quantidade de leis que significa, como dizia Montesquieu, beaucoup de loi, pas de loi: não ter lei nenhuma?
Precisamos de dois movimentos aparentemente opostos, mas que, na realidade, se complementam: consolidar e estabilizar nosso sistema, de maneira que seja conhecida, primeiro passo para ser respeitada; e agilizar o nosso processo distinguindo assuntos que são conhecidas, em que se tenham que fazer as modificações que as adaptem a novas circunstâncias do nosso municipio, realmente precisamos de ideías inovadoras, que devemos examinar com mais vagar. Outro problema a merecer solução e desafio de todos os Eugeniobarrense, que deve passar de mera peça de ficção a instrumento de melhoria administrativa municipalista e dos princípios políticos, Orçamento que seja executado sem nenhuma desobediência ao seu texto. É uma tarefa que deve ser construída a partir da elaboração dentro do nosso proprio municipio, que precisa ser modificado e analisado com rigor.
Particularmente, volto a repetir meus agradecimentos aos Seguidores me ajudam como componentes deste Blog, não irei citar nomes por que todos já sabem quem são.
O Blog representa um sinal de maturidade e do alto espírito público deste municipio. Encontramos os pontos de convergência que unem as tradições com as circunstâncias partidárias. O Blog está na plenitude de uma carreira que concilia a habilidade de negociador com a compreensão dos problemas do nosso Municipio de GEB, o talento de atuar com êxito tem sido um personagem decisivo da governabilidade e enriquecedor, com suas virtudes, dos quadros de nossa política. Os Jovens deste Blog, será uma garantia de que o Municipio continuará a desempenhar com relevância a sua grande missão de ideías. Este Blog assegura a sobrevivência de um Ideal, na igualdade entre pequenos e grandes.
A soma de todos nós, Jovens Ideializadores de expressão de lideranças pessoais e biografias ricas de trabalho pelo Municipio, é menor que a Instituição.
Quero também transmitir, ao encerrar este agradecimento, a minha profissão de fé sobre o poder que me proferi em nome de todos. A minha formação política construiu-se dentro das politicas de inclusão social. Há 11 anos aqui estou, desde a longínqua de Agosto de 1999.
O Povo é a maior de todas as instituições políticas descobertas pelo governo democrático, porque, na sua essência, realmente exerce a soberania popular. Este Municipio só tem que se orgulhar, porque aqui nasceu e nasce a Nação Eugeniobarrense que irá consolidar numa sociedade democrática, livre, sem medo nem discriminação, com os ventos da liberdade soprando sem reservas, desde a imprensa falada e escrita, de grande qualidade, como a todo o exercício da cidadania. O caminho do desenvolvimento é a democracia. Hoje, nenhum governo pode ser de hegemonia partidária. A sociedade tem tendências e comportamentos de todos os matizes.
Ninguém pode governar senão com coalizões, equilíbrio entre segmentos da sociedade e decisões harmônicas que importam em considerar as minorias e a diversidade que forma o mapa da sociedade plural.

Felicidades e minha colaboração permanente para seu êxito municipalista de GEB.
Obrigado, meus Amigos. Minha gratidão.

Um Grande Abraço Fraternal,
(Aelson Barros)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.